quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

" Onde está o belo agora, no meio de tanta lama, na serra fluminense?"...

   Onde estarão as flores, lindas flores daquela bela região serrana do Rio de Janeiro, depois da tragédia que ocorreu lá?
   Foi a pergunta que me fiz, após dias das chuvas, desmoronamentos e inundações que as cidades daquela região sofreram.
   Eu, que tanto gosto de fotografar o belo e as flores, e os procuro onde possam meus olhos alcançar, como também busco o lado bom das coisas que tenho que viver.... imagino, o que iria fotografar
lá, agora? Onde encontraria o lado bom de tudo isto se eu estivesse lá?!

   Onde estão as árvores para pendurar os culpados, pelo descaso com a ocupação do solo, pela demora do atendimento às vítimas, pelo inesperado da quantidade de chuvas, pelo esperado diante do poder da natureza? Haverá culpados?

   Onde estão as árvores cobertas de flores para eu fotografar?
   Onde as flores douradas? Douradas como a luz do sol...onde estava o sol,quando a natureza desandou a chorar?
   Onde estava Deus, que não protegeu tantos filhos, não atendeu tantas preces de tantas mães e pais a desesperar?  
        Onde encontrarei as flores do campo, para fotografar?
    Embaixo da terra, da lama, da água podre que escorreu furiosa junto com as lágrimas de pesar daqueles que, depois de passado o assombro, choraram por vidas de familiares e amigos alí soterrados!
    Meu Deus, me responda, onde está o "belo" pra encher meus olhos, nossa memória, o coração, para ver que é no belo das flores que o senhor me mostra com mais clareza, que a beleza que elas refletem vem de ti, e estão também em nós?

  Onde estão as flores do campo, para cobrirmos as covas de mais de 700 pessoas que, nesta tragédia se
foram de repente, do lado dos que ficaram desconsolados a chorar sua dor?

  Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, a região serrana do Rio está em luto pelas perdas de tudo, gentes e posses... e nós, estamos também, em solidariedade... e todos, fomos obrigados a engolir esta grande verdade : " Nada aqui é eterno, e de nada podemos ter segurança !"


   Senhor, eu lhe perguntei outra vez, onde está o belo, em meio ao caos de tanta lama e tanta dor ?

   E, não tardou a resposta:
   - "Senhores, amigos, tragam-me muitas flores, todas as que nas fotos tenho a oferecer e todas as que puderem ainda trazer! Tragam-me flores para colocar aos pés  daqueles que, perdendo tudo, ainda no meio de lágrimas, agradeciam pelo prato de comida! Para aqueles que ali cozinhavam e lhes deram do que comer! Para aqueles que em luto, ainda tiveram forças para ajudar outros! Para os que enviaram reforços, para os heróis que se arriscam para salvar...para os que perderam casa e tudo mais, e familiares e filhos ( que dor terrível esta ) e conseguem ter fé em algo bom ...       Aí está o "BELO", na alma do ser humano... e só pode ser um sinal de que tu estás em nós, e aí em algum lugar, e receberás nossos filhos em teus braços quando, um dia, eles tiverem de partir.

Texto e fotos: Vera Alvarenga                                                                                                                                        

10 comentários:

  1. Vera,gostei muito da sua mensagem.tenho certeza que DEUS, certamente, se sentirá gratificado com elas, pois saberá, o quanto é amado, pelos seus filhos, em qualquer situação. Não saberia definir,quais, mais belas, as flores ou suas palavras, com tanto poder, de tocar e afagar, de maneira bonita,inteligente e sensível. Cesar-19/01/2011

    ResponderExcluir
  2. Vera foi uma das mais lindas mensagens que vi por aqui...
    Vamos sim lamentar a tragédia, exigir providências, nos revoltar e falar, gritar....
    Mas não esqueçamos da força e beleza que tem em muitos seres que choram a perda, mas reconstróem a solidariedade e o amor ao próximo.
    Parabéns pelo belíssimo post!
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  3. Vera, voce me fez lembrar de minhas viagens para cada cidades serrana e o deslumbre da natureza, os ipês coloridos na estrada que leva à itaipava... Eu já vi deslizamentos, a terra é fina que encobre delicadamente as rochas, desmoronar é tão facil, especialmente se desmatam criminalmente.

    Sabe que a terra que saiu dos rios e cobriu a terra de plantio a estragou, provavelmente definitivamente?!

    Tem mais uma coisa, hoje falando com meus vizinhos de Friburgo, disseram que a TV nao conta a verdade do numero de mortos, só de crianças, disseram ter visto caminhão cheio! Imaginem só que horror! Que desolação!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Saudações!
    Amiga VERA ALVARENGA:
    O seu artigo em passagem poética é um dos mais belos que li ultimamente. Embora seja alusivo a uma catástrofe onde tantas vidas se foram, registra questionamentos em interrogações que estão na mente de muitos. O homem minha amiga, tem dessas coisas, adora fazer experimentos e desafiar a mãe natureza, esquecendo-se que no amanha ela reagirá sepultando vidas e sonhos.
    Assim, fiquemos com as rosas sublimes de suas belíssimas imagens. Vamos regá-las enquanto podemos. Cuidemos de nosso jardim enquanto Deus em sua infinita misericórdia nos premia.
    Parabenizo-a ardorosamente por tão fascinante Post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderExcluir
  5. tenho certeza que logo nascerá bela flores no local se for cutivado e cuidado, a paz

    ResponderExcluir
  6. O caos se instalou mais na parte urbana, as flores ainda estão lá, talvez mais escondidas que antes, mas estão lá, você só precisa se desligar da terrivel situação que acontece a alçguns metros delas, o que é dificil pra caramba =/

    ResponderExcluir
  7. Eu assisti algumas imagens e fiquei petrificada de horror.
    Penso que deveríamos pensar muito sobre o que vem acontecendo. Já li outros artigos (nada a ver com religião) que dizem que isto é apenas o começo.
    veja bem, querida amiga, o caos que se formou naquela região, a dor por todo lado e todo jeito e ainda tem zumbis que saem para roubar e saquear.
    As flores tem de brotar mesmo. A começar pela alma do ser humano!

    ResponderExcluir
  8. Nossa!!!!Vera querida, muito lindo, fiquei emocionada de sentir a profundidade de tuas palavras, e imaginar a realidade das pessoas e principalmente o Belo. Parabéns e parabéns....
    abs.

    ResponderExcluir
  9. Olá Vera querida!
    A tragédia realmente é grande e impacta a todos, mas agora o importante é se reerguer, mesmo que em meio a dor, e ter solidariedade com todos. A superação das pessoas tende a florecem nestas horas.
    Parabéns pela linda mensagem!
    Grande abraço, Fernandez.

    ResponderExcluir
  10. Belíssimo texto, oportuno e iluminado. Convém, sim, chorarmos os mortos, mas também dar graças a Deus pelos vivos. Acredito, profunda e completamente, que Deus sabe o que faz e as flores voltarão, como lembrança de que a natureza é forte e se reergue, assim como nós. Um abraço.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo ! Obrigada

Compartilhe com...